PS de Macedo de Cavaleiros diz-se “profundamente chocado” com passivo do município

Rui Vaz
O Partido Socialista de Macedo de Cavaleiros diz-se “profundamente chocado” e preocupado com o verdadeiro “terramoto” financeiro que atinge o Concelho.





Em comunicado enviado à comunicação social, os socialistas macedenses dizem que se depararam, na última reunião de câmara, “com a apresentação por parte do executivo PSD/CDS-PP das contas de 2012 que evidenciam um verdadeiro desastre, com um passivo superior a 31 milhões de euros, que deve deixar todos os macedenses muito preocupados”, referem os socialistas.

“É surpreendente que a autarquia tenha, por um lado, reduzido a dívida de médio e longo prazo a terceiros em 1.5 milhões de euros, e depois tenha aumentado em quase 1.2 milhões de euros a despesa corrente e ainda conseguiu a proeza de subir o passivo em mais 1 milhão de euros, colocando o passivo total da Câmara nuns inacreditáveis 31.305.144,00€! “, lê-se num texto da responsabilidade de Rui Vaz, que já foi apresentado como o candidato à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, pelas listas do PS, às próximas eleições autárquicas.

Segundo as contas feitas pelo Partido Socialista de Macedo de Cavaleiros, “para abater o passivo da Câmara Municipal, cada um de nós, Macedenses, teria de desembolsar do seu próprio bolso cerca de 2.000 euros, ou então o Concelho teria de vender metade do seu activo, nomeadamente edifícios, viaturas, ou outros bens propriedade do Município e de todos os Macedenses”, lê-se na referida nota de imprensa.

Rui Vaz critica ainda a forma como “o relatório de contas de 2012 foi apresentado aos vereadores do PS em cima da hora. Não tendo sido possível estudar com rigor um documento desta complexidade”. Por essa razão, referem os socialistas, “o PS optou por se abster na votação, mas tudo fará para, a seu tempo, pedir uma auditoria independente às contas da Câmara Municipal”.

Duarte Moreno, vice-presidente da autarquia e candidato do PSD nas eleições autárquicas, já refutou as acusações e diz que o PS não sabe analisar o balanço que lhe foi apresentado, garantindo que a dívida do município está controlada. 

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN