“Douro Azul” vai fazer cruzeiros em barcos rabelos

A ideia é reinventar a tradição. A empresa Douro Azul mandou construir dois barcos rabelos para cruzeiros turísticos.






A ideia é “reinventar o barco rabelo tradicional, fazer uma escala rigorosa mas com algumas inovações", explicou Mário Ferreira, administrador da empresa Douro Azul à Agência Lusa.

Mas estes antigos barcos, utilizados de forma massiva durante a primeira metade do século XX para transportar as pipas do vinho produzido no Douro até às caves em Vila Nova de Gaia, apresentam-se com uma inovação fundamental, para prestarem serviços turísticos com índices de maior conforto e segurança.

Em vez da tradicional madeira, material em que estes barcos eram produzidos, vai ser agora utilizado o aço.

Esta inovação, segundo Mário Ferreira, administrador da empresa Douro Azul, vai permitir que as embarcações "deslizem melhor” , e tenham uma eficiência energética superior, entre outras vantagens", referiu.

Estes novos barcos, que deverão começar a navegar no rio Douro no próximo verão de 2013, vão permitir o transporte de 140 turistas, vão estar equipados com uma cobertura e com bancos ergonómicos que incluem um sistema de descrição áudio das paisagens envolventes e aspectos históricos, disponibilizado em 16 línguas diferentes.

Os barcos rabelos foram projectados pelo Arsenal do Alfeite mas vão ser executados pelas empresas Vianadecon e MetalRep, ambas de Viana do Castelo.

A construção de cada uma destas embarcações vai custar 550 mil euros.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN