Amável Antão expõe no Museu da Máscara em Bragança

Está patente ao público no Museu da Máscara, em Bragança, uma exposição de Amável Antão.Amável Alves Antão nasceu em Genísio, no concelho de Miranda do Douro em 1961. 




As máscaras intersetam o seu percurso de vida em 2003, quando por acaso descobre a habilidade de transpor para a madeira a sua criatividade, tornando a sua arte de entalhador única.

“Foi o tronco de uma árvore no rio Sabor que me fez despertar, e por carolice até hoje nunca mais parei.” João Manuel Neto Jacob “é o modelo tradicional da máscara regional que inicialmente reproduz, mas rapidamente introduz cores e pequenas variantes figurativasno pormenor da língua, do bigode ou da dentadura, acentuando figurações de elementos diabólicos, monstruosos e de anormalidade banal ou caricatural, acrescentando elementos mágicos ou simbólicos ligados à fauna regional, produzindo um efeito de transfiguração da normalidadecultural da própria máscara”.

A exposição pode ser vista no Museu Ibérico da Máscara e do Traje de terça a domingo das 10h00-12h30 | 14h00-18h00 , podendo conhecer as peças do artesão e as tradições associadas à máscara na região de Trás-os-Montes e província de Zamora.

Promotor: Câmara Municipal de Bragança Localização: Museu Ibérico da Máscara e do Traje

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN