Rio Douro reabre à navegação para nova época de turismo

Estão já reunidas todas as condições de segurança para que seja retomada a navegação no rio Douro. As embarcações hotel têm o início da sua atividade a partir da próxima segunda-feira conforme previsto.

Para este ano é esperado “um aumento na ordem dos 8%, no número de turistas que irão utilizar a Via Navegável do Douro em Barco Hotel”, projeta o Diretor Delegado do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (PTM) do Norte e Douro, Joaquim Gonçalves.

A navegabilidade do Douro registou no ano passado, relativamente às embarcações hotel, uma subida na ordem 21%.

Em 2011 foram perto de 27 mil os turistas que escolheram os Barco Hotel para conhecerem esta região do país.

Entre barcos Hotel, embarcações Marítimo Turísticas e embarcações de recreio, foram mais de 185 mil os turistas que navegaram, em 2011 acima de barragem de Crestuma, pelas águas de um dos rios mais extenso da Península Ibérica.

No âmbito da melhoria de acolhimento e segurança dos clientes da via navegável, a delegação Norte e Douro do IPTM está a realizar requalificações nos cais da Régua e Pocinho que rondam os 3 milhões de euros e que possibilitará impulsionar ainda mais o turismo da região.

Já neste fim-de-semana passado foram agendadas oito viagens marítimo-turisticas com 500 passageiros aproximadamente. As viagens têm como destino o cais da Régua e Pinhão.

As embarcações hotel têm o início da sua atividade a partir de hoje, segunda-feira, com os programas estabelecidos pelos respetivos operadores.

Está também agendado o início do transporte de mercadorias de granito para exportação a partir do Porto Comercial de Sardoura para a próxima semana.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN