Divulgados indicadores do “Norte Conjuntura” relativos ao 4º trimestre de 2011: exportações da região Norte desaceleraram

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou hoje o boletim "Norte Conjuntura” relativo aos dados do quarto trimestre de 2011, com os indicadores disponíveis até 15 de março. Nesta edição, destacam-se a desaceleração do crescimento das exportações, o aumento das restrições ao financiamento da economia e a subida da taxa de desemprego.

As exportações de mercadorias da Região do Norte registaram um crescimento de 10% face ao período homólogo, inferior ao verificado no trimestre precedente (+14,9%). Os dados de janeiro de 2012 indiciam uma alteração positiva da tendência (+11,5%). Face ao período homólogo, os principais produtos responsáveis pelo crescimento das exportações verificado no quarto trimestre de 2011 foram a joalharia e bijuteria (+ 96,5%), máquinas, aparelhos e material elétrico (+11,8%), ferro e aço (+ 58 %) e borracha e suas obras (+ 19%). A fileira automóvel, o vestuário de malha, o mobiliário e o calçado, habitualmente responsáveis por grande parte das exportações nortenhas, registaram uma variação negativa.

Aumentam as restrições ao financiamento da economia regional por parte do sistema bancário e financeiro, mais às empresas (-5,9%, em termos homólogos) do que às famílias (-2,3%, em termos homólogos), e os incumprimentos das empresas (6,7%) e das famílias (3,8%), aferidos pelo crédito vencido em percentagem do total.

A taxa de desemprego, à semelhança do registado a nível nacional, sofreu um acréscimo de 1,4% relativamente ao trimestre precedente e ao período homólogo de 2010, cifrando-se em 14,1%.

Esta evolução contraria a tendência de estagnação dos quatro trimestres precedentes. Segundo dados do INE, este aumento é sobretudo justificado pelo aumento do número de desempregados dos serviços e da construção.

O boletim "Norte Conjuntura” disponibiliza uma análise conjuntural nos domínios do mercado de trabalho, emprego e desemprego, endividamento das empresas, comércio internacional, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e "monitorização do QREN". A publicação encontra-se disponível online.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN