Entrudo Chocalheiro 2012

O mais genuíno dos carnavais portugueses é o do concelho de Macedo de Cavaleiros. A vida são 2 dias, o Carnaval são 3, mas o de Macedo garante 4 dias de intensa e
colorida folia.

O programa de festejos inicia-se com o Desfile Noturno que se realiza no sábado, dia 18 de fevereiro. As ruas da cidade são invadidas por numerosos foliões que trazem muita luz e garantem uma contagiante animação.

Nos dias 19, 20 e 21, em Podence são proporcionadas inúmeras propostas para se deixar contagiar pelo espírito carnavalesco. Aqui, a quadra carnavalesca é festejada segundo remotas origens, com rituais pagãs, transmitidos de geração em geração.

Os Caretos de Podence, figuras principais do Entrudo Chocalheiro, saúdam os milhares de visitantes com os seus trajes de lã coloridos, elaborados em teares caseiros.

Escondidos na sua indumentária, com máscaras de lata de nariz pontiagudo, cinto de chocalhos à cintura e pau de madeira de freixo ou castanheiro que lhes serve de apoio quando saltam, representam o demónio.

Encarnando a personagem, espalham o terror pelas ruas da aldeia, saltam e gritam criando a desordem e abuso, e perseguem as mulheres solteiras, e não só, “chocalhando-as”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN