Associação LEQUE lança mais uma resposta social em Alfândega da Fé

A LEQUE - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, do Distrito de Bragança, foi a Associação contemplada com o Prémio EDP Barragem Solidária em 2010 e mais recentemente foi distinguida com o 1º Prémio da 2ª Edição do Prémio Manuel António da Mota.

A associação tem como missão a promoção da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais/deficiência e suas famílias, desenvolvendo respostas que promovem o apoio psico-social, emocional, terapêutico, reabilitação e inclusão social desta população.

A LEQUE irá desenvolver localmente mais uma resposta social em Alfândega da Fé, que consta de um Lar Residencial para pessoas com deficiência, para um público a partir dos 18 anos e um Centro de Ferias e Lazer, também para esta população.

O Lar Residencial com Centro de Ferias e Lazer será dinamizado no Antigo Centro de Saúde da Vila, que se encontra encerrado há vários anos e que irá ter obras de remodelação para o efeito, com a parceria da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e Santa Casa da Misericórdia.
O espaço de Férias permanente, abrirá ao público, a nível nacional, já no próximo mês de Agosto. Tem capacidade para 10 crianças/jovens ou adultos por semana, em regime alojamento e pensão completa.

Durante o dia poderão o espaço estará preparado para fornecer actividades como a balneoterapia, asinoterapia, reabilitação psicomotora, terapia de relaxamento, oficinas variadas, Karaoke, etc.
Em contrapartida os pais/ familiares, que assim o desejarem permanecer perto dos seus filhos, poderão usufruir de um desconto de 20% na sua estadia no Hotel e SPA de Alfândega de Fé. As incrições serão feitas por telefone ou e-mail.

A partir do mês de Setembro, iniciará a valência de Lar Residencial, onde 10 jovens e adultos, poderão passar a residir condignamente e com todo o apoio necessário, decorrente da sua deficiência e/ou limitação.

Estes mesmos utentes do Lar Residencial, durante o dia frequentaram o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência (CAAAPD), com serviços no âmbito da Terapia Psicopedagógica, Psicologia e Orientação, Psicomotricidade, Fisioterapia e atividades ocupacionais, tais como Oficina de Atividade Física, Oficina de Artes Criativas e Artesanato, Oficina de cozinha, Oficina de jardinagem, Oficina de cabeleireiro e estética e Oficina de música.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN