Museu do Côa encontra-se entre os finalistas para Museu Europeu do Ano

O Museu do Côa foi nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano 2012, que anualmente é atribuído pelo European Museum Forum. A infra-estrutura cultural abriu em Julho de 2010 como centro de interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Para além do museu transmontano, estão ainda nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2012, o Hotel-Museu do Convento de São Paulo, no Redondo, e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, nos Açores.

O European Museum Forum , que promove a qualidade das instituições museológicas, com o apoio do Conselho da Europa, reúne 46 nomeados de 20 países, entre eles Grécia, Irlanda, Rússia, Estónia, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, França e Reino Unido.

A cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano 2012 realiza-se em Penafiel, entre 16 e 19 de Maio, onde irá decorrer a respectiva assembleia anual.

Na decisão do júri conta os esforços desenvolvidos pelos museus para atrair visitantes, por exemplo através de programas nas áreas da interpretação, comunicação e marketing, uma aposta levada a cabo pelo Museu do Côa, e que o presidente da Turismo do Douro, António Martinho, reconhece ser fundamental para “dar a visibilidade merecida a esta obra única que veio dignificar o mais importante sítio de arte rupestre Paleolítica ao ar livre no mundo, Património da Humanidade”.

E que, “a par do Alto Douro Vinhateiro, também ele reconhecido pela UNESCO, tornam o Douro num destino único”.

Durante o ano que passou a Turismo do Douro, com o apoio do Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Parque Arqueológico/Museu do Côa e Ministério da Cultura/IGESPAR, desenvolveu uma série de iniciativas para divulgar o museu e as gravuras, dinamizando a oferta da região.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN