Melech Mechaya no Teatro Municipal de Bragança

O grupo Melech Mechaya vai estar no Teatro Municipal de Bragança no próximo dia 7 de Dezembro.“Melech Mechaya é uma viagem festiva pela música klezmer, com uma sonoridade contagiante que une aromas árabes e ritmos ciganos à tradição judaica.

Da Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova I, são festas e celebrações de público em pé e cadeiras vazias.
Entre o riso e a dança, uma pândega não aconselhada a cardíacos!”

Formado em finais de 2006 e com estreia em palcos na noite de 10 de março 2007, os Melech Mechaya são uma banda portuguesa de música klezmer, sendo geralmente referenciados como sendo a primeira banda deste género em Portugal. Notabilizando-se pelos seus concertos festivos e interactivos, a banda toca de Norte a Sul do país logo no ano de estreia, actuando em eventos como a Festa do Avante! no Seixal e no Festival de Músicas do Mundo Etnias no Porto, e assina contrato de agenciamento e management com a Smog.

Em 2008 os Melech Mechaya vão para estúdio gravar o seu primeiro registo fonográfico, o EP homónimo lançado dia 5 de Junho no Cabaret Maxime em Lisboa, e a sua digressão de mais de 30 concertos passa pelo Festival de Músicas do Mundo "Ritmus" em Ponta Delgada e por 3 festivais em Espanha - Allariz, Santiago de Compostela e no Festival de Músicas do Mundo de Vilagarcia de Arousa.

Em 2009 voltam a estúdio para gravar o seu primeiro longa-duração, "Budja Ba", e assinam contrato de edição discográfica com a Ovação. O disco é lançado dia 13 de Junho no Teatro A Comuna e a banda recebe alguma atenção mediática, com diversos artigos e em entrevistas em rádios, imprensa e televisão. A digressão leva as festas mechaya a importantes palcos como o Festival de Músicas do Mundo de Sines, e o festival Špancirfest na Croácia.

Em 2010 lançam o teledisco para o single Dança do Desprazer, realizado por António Rodrigues, que foi premiado distinguido em vários festivais, nacionais e internacionais. Em Março participam e fazem a direcção musical da peça Ivanov, de Anton Tchekhov, encenada pela companhia de teatro A Truta no teatro Maria Matos em Lisboa, e três meses depois, em Junho, fazem a abertura do concerto de Emir Kusturica The No Smoking Orchestra no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Depois de participarem em eventos como o Festival Bons Sons em Tomar, o CCB Fora de Si em Lisboa ou a Festa do Avante! no Seixal, os Melech Mechaya regressam a Espanha em Novembro a dois festivais, sendo cabeças-de-cartaz no Festival A Rebusca em Manzaneda e encerrando o Festival Evoluciona Musica em Burgos.

A tocar: Miserlou - Melech Mechaya

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN