“A Terra do Chiculate”: relatos da emigração portuguesa apresentados em Torre de Moncorvo

O Município de Torre de Moncorvo organizou no passado dia 27 de Agosto, Sábado, um programa cultural na Biblioteca Municipal e Centro de Memória de Torre de Moncorvo.

Apresentação do Livro "A Terra do Chiculate"
Integrado no programa estava a apresentação do livro “A Terra do Chiculate – Relatos da Emigração Portuguesa” da escritora Isabel Mateus, e a inauguração da exposição “A Aldeia” de Francisco Manuel Lagos Moura.

A cerimónia de apresentação do livro iniciou-se pelo Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, que se referiu à obra com “bastante actual neste mês porque versa o tema da emigração”, tendo salientado que a autora retrata uma memória colectiva de todos nós.

Seguiu-se a inauguração da exposição “ A Aldeia”, constituída por cerca de 30 quadros, relativos à aldeia de Carviçais, que Francisco Manuel Lagos pintou nos seus tempos livres. Estes quadros, como próprio autor afirmou “são obras de Verão”, onde são retratados os lugares mais emblemáticos como a Igreja, a Estação, a Praça, o Cruzeiro, assim como as recordações e outros pormenores da aldeia à qual está ligado.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN