A empresa “Reino Maravilhoso”, Sociedade de Promoção Turística do Nordeste Lda., entrou hoje oficialmente no mercado, inaugurando o seu portal online (www.reinomaravilhoso.com) com diversos programas turísticos disponíveis. Com o objectivo de agregar num único espaço toda a oferta do sector, na área de Trás-os-Montes e Alto Douro, o operador turístico conta já com mais de 100 parceiros (alojamento, restauração e animação), distribuídos pelos 38 concelhos que integram a região. Um número que António Afonso, responsável pelo projecto, considera significativo, uma vez que, como lembrou no decorrer da cerimónia oficial de apresentação, “foi uma aposta quase no escuro”.
Apresentação do projecto pelo seu responsável António Afonso |
O website apresentado esta quarta-feira em Macedo de Cavaleiros, onde está sedeada a empresa, é a principal ferramenta do operador, caracterizado pela versatilidade e heterogeneidade da oferta. Possibilita que os visitantes acedam a toda a informação relativa aos prestadores de serviços associados ao projecto, a possibilidade de consultas e reservas imediatas, bem como organização e venda de pacotes turísticos devidamente desenhados, que incluem dormidas, alimentação, animação, passeios, etc., podendo adquirir pacotes pré-definidos ou ajustá-los à sua medida.
Apesar do enorme potencial turístico da região, como explicou António Afonso, “tem faltado organização no sector, assim como promoção conjunta”, sendo essa uma das omissões que a “Reino Maravilhoso” quer colmatar, oferecendo a quem visita a região diversas alternativas de lazer e entretenimento, associadas à boa gastronomia e ao charme do alojamento. “Foi uma lacuna que sempre apontei e, como não sou de criticar e ficar de braços cruzados, decidi avançar com um projecto na área. Assim nasceu o “Reino Maravilhoso”. O nome com que Miguel Torga baptizou a região é vulgarmente utilizado e, pensamos nós, é perfeito para definir o nosso projecto que pretende, debaixo de uma única marca: Reino Maravilhoso, divulgar, promover e vender no exterior o nosso potencial turístico como um todo”, acrescentou.
Na apresentação oficial do novo operador turístico participou Beraldino Pinto, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que sublinhou que a “Reino Maravilhoso” marca “um momento de viragem na forma de encarar o turismo na região”, apresentando-se como “um dos projectos mais estruturantes e abrangentes”. O autarca acrescentou que a criação da empresa é uma mais-valia para a região, uma vez que serão criados novos postos de trabalho, haverá investimento no sector do turismo, terá uma papel dinamizador e de interligação entre os diferentes parceiros e constituir-se-á como um promotor importante de outros agentes de turismo.
“Todos os projectos que apostem no turismo e no Nordeste transmontano são uma lufada de ar fresco e esta empresa, que utiliza as novas tecnologias, é muito importante, porque de outra forma seria difícil atrair turistas à região”, declarou Carlos Ferreira, representante do Turismo Porto e Norte de Portugal, no final da apresentação. Sublinhando que cabe aos privados a materialização dos negócios, apesar do apoio que as entidades regionais possam dar e a facilitação de determinados aspectos por parte das autarquias, o responsável lembrou que o turismo “é um sector novo no mundo, mas ainda mais novo na região” pelo que, como referiu, acredita “que iniciativas como esta contribuam para criar tradição neste sector na região”.
Foram diversos os parceiros presentes na cerimónia de apresentação oficial da “Reino Maravilhoso”. Os empresários do sector mostraram-se satisfeitos com o novo projecto, considerando que este se apresenta como um importante parceiro e promotor da actividade turística. “Aderi pois trata-se de uma iniciativa que diz respeito à região e estamos inseridos nos objectivos do projecto, nomeadamente na área do alojamento”, explicou João Saraiva, gerente do Solar de Chacim, casa de turismo de habitação de Macedo de Cavaleiros.