São 70 anos de vida, perto de quatro dezenas dedicadas à literatura, autor de outros tantos títulos. António Manuel Pires Cabral comemora 70 primaveras no próximo dia 13 e, no seu dia de aniversário, será alvo de uma merecida homenagem promovida pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Academia de Letras de Trás-os- Montes (ALTM) e Âncora Editora.
A.M. Pires Cabral |
A.M. Pires Cabral nasceu em Chacim, neste concelho, em 1941. Licenciado em Filogia Germânica em 1965 e em Ciências Pedagógicas em 1969 pela Universidade de Coimbra, seguiu uma carreira de professor até 2002, ano em que se reformou. O percurso como escritor iniciou-se aos 33 anos, com a publicação poética de “Algures a Nordeste”. Desde então manteve uma produção constante, assente em diferentes géneros literários.
Foi alvo de muitas homenagens e condecorado com os mais diversos prémios e distinções. Entre outros recebeu o Prémio Literário “Círculo de Leiotres” em 1983 com o Romance “Sancirilo”; em 2006 o Prémio D. Dinis com “Douro: Pizzicato e Chula e Que Comboio é este”; em maio deste ano o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, com o “O Porco de Erimanto”; e a Medalha de Grau Ouro de Mérito Municipal, atribuída pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros em 2010.