O “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) aprovou 19 novos projectos de construção, ampliação ou remodelação de unidades de saúde de cuidados continuados na Região do Norte, que resultará na criação de 733 novas camas e num significativo reforço da rede de cuidados de saúde dedicados a pessoas dependentes.
Este pacote de aprovações representa um investimento total na ordem dos 42 milhões de Euros, apoiado em 30 milhões pelo ON.2, através de fundos comunitários. Parte destes projectos serão contratualizados esta quinta-feira, 18 de Agosto, pelas 11H00, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Com estes 19 novos projectos e face às necessidades estimadas pela Administração Regional de Saúde do Norte neste domínio, a Região do Norte garante 47 por cento das camas necessárias nas unidades de cuidados de longa duração (394 das 829), 22 por cento das camas em falta nas unidades de convalescença (105 das 484) e 91 por cento no caso das unidades de média duração (234 das 256).
As Misericórdias de diversos concelhos da Região Norte, fundações, instituições particulares de solidariedade social, centros sociais, entre outros, promovem estas intervenções, estando os investimentos mais elevados previstos para unidades de cuidados continuados de Bragança e da Maia, com 2,6 milhões de Euros de financiamento comunitário para cada um dos casos.
Esta aposta do ON.2 visa a melhoria da qualidade de vida das populações, a inclusão social e o desenvolvimento de redes locais de equipamentos e serviços de cuidados de saúde, em diversos pontos do território regional. Uma prioridade que ganha particular relevo no actual contexto de envelhecimento populacional, associado à perda de autonomia.