Exposição "Rostos Transmontanos" de Paulo Patoleia |
O festival de arte de vanguardia de Morille - Salamanca contou neta edição 2011 com vários artistas Portugueses, que classificaram o evento como “um excelente projecto transfronteiriço que une os povos através da arte durante 3 dias numa original comunhão de amizade, onde a arte se espalha naturalmente pela povoação usando locais públicos e privados assim como a natureza”.
Paulo Patoleia, fotógrafo de Torre de Moncorvo, foi um dos artistas presentes com a exposição fotográfica «Rostos Transmontanos” que esteve patente ao público numa garagem junto à praça central.
As fotografias de Patoleia foram expostas em “vulgares paletes para não ferir os muros resultando uma estética notável, foi das mais visitadas recebendo elogios unânimes”.
Nesta segunda edição do encontro transfronteiriço de poesia e arte de vanguarda de Morille resultou ainda a cimentação de laços com a região nordestina bem patente na realização das bandeiras brancas elaboradas pelos habitantes de Morille e Maçores, Torre de Moncorvo, idealizadas segundo a ideia do conceituado artista/ escritor António Gomez, sendo que se procedeu à troca de bandeiras no encerramento num emotivo gesto de amizade entre Morille e Maçores.
Também num gesto de solidariedade e amizade o autor dos “Rostos Transmontanos” fez a doação dum retrato à escolha do Ayutamento que ficará assim também como mais um elo nesta amizade Ibérica.