Resíduos do Nordeste aposta em mais e melhor compostagem nas escolas

Estão já apurados os resultados do Concurso "Compostagem nas Escolas", promovido pela Resíduos do Nordeste, EIM.

Na edição de 2011 a Escola Básica de 1º Ciclo de Miranda do Douro arrebatou o 1º prémio, seguindo-se a Escola augusto Moreno de Bragança e a escola Básica de 2º e 3º Ciclos e Secundária de Miranda do Douro . As três instituições de ensino têm como prémio entradas no Centro de Ciência Viva de Bragança.

No presente ano lectivo foram entregues mais seis compostores do que na edição anterior, dos quais, cinco tiveram como público-alvo o ensino pré-escolar e um o ensino secundário.

As escolas mostram-se cada vez mais interessadas em produzir composto com boa qualidade, e responsabilizar os alunos por todo o processo. A compostagem doméstica tem vindo a ser integrada noutros projectos escolares, como é o caso do concurso nacional “Eco Escolas”.

O composto obtido caracteriza-se por apresentar uma elevada qualidade, uma vez que se verificou uma melhoria em termos de estrutura e produtividade nos solos onde este foi aplicado.

Nesta edição verificou-se que a maioria das escolas utilizou o composto na recuperação de espaços abandonados, tornando-os mais atractivos e úteis, através de hortas biológicas.

Com este concurso estima-se que foram prevenidos cerca de 400 kg de resíduos orgânicos biodegradáveis os quais teriam como destino previsto o Aterro Sanitário de Urjais.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN