"Naipes de Cartas", exposição de Luís canotilho no Museu Abade de Baçal

O Museu Abade de Baçal apresenta nas suas intalações em Bragança, a partir do dia 14 de Julho, a Exposição de Luís Canotilho, intitulada “Naipes de Cartas”.

Naipes de Cartas” pretende abordar o conceito do “jogo como elemento da cultura”, defendido por Huizinga, tendo o autor sesolvido “associar o tradicional baralho de cartas às diferentes personagens que representa. Para o efeito defeniu e classificou as diferentes personagens inserindo-as nos quatro naipes conhecidos: Naipe de Copas com treze personagens das Festas de Carnaval de Trás-os-Montes e o Antruejo de Zamora; Naipe de Paus com treze personagens das Fiestas de Invierno de Zamora; Naipe de Espadas com treze personagens das Festas de Inverno de Trás-os-Montes; Naipe de Ouros com treze diabos das Festas de Inverno de Trás-os-Montes e das Fiestas de Invierno de Zamora.
 
O resultado pretende ser descritivo e tem como principal objectivo divulgar uma identidade única, através da representação fiel das diferentes personagens, sem desvirtuar os elementos básicos da gramática e da sintaxe visual, afirma Luís Canotilho em nota de imprensa.
 
Luís Manuel LeitãoCanotilho é Professor Coordenador de Artes Visuais no Instituto Politécnico de Bragança.
 
Tendo como formação de base a licenciatura em Artes Plásticas / Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, tem repartido a sua actividade pela formação de professores de artes visuais, na pintura através de um vasto percurso de exposições individuais e pela divulgação da cultura ancestral da região de Trás-os-Montes e Zamora, tendo sido o responsável pelo projecto técnico e científico do Museu Ibérico da Máscara e do Traje de Bragança.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN