"Tiuo Francisco Ramos" de Paulo Patoleia
|
A exposição tem andado pelo país e muito recentemente esteve em Espanha, onde foi objecto de interesse generalizado por parte dos visitantes e dos órgão de comunicação social, incluindo a TVE que sobre a mesma realizou uma reportagem.
Paulo Patoleia fotografa rostos. Rostos de gente simples, de gente digna. Pela objectiva do fotógrafo transmontano entra a alma do seu povo. A essência antiga de um povo resistente, envelhecido, simples e humano.
O fotógrafo tem uma predilecção especial em fotografar as “franjas sociais” que habitam na região e, à semelhança de Pierre Gondard, onde os outros vêem pobres, Patoleia vê e eterniza através das suas fotos a pureza e a simplicidade da dignidade humana do seu povo. E é nessa busca da dignidade de um povo que o fotógrafo capta sentimentos e expressões que constituem verdadeiros documentos antropológicos.
Nas fotografias de Paulo Patoleia surgem-nos pinceladas de uma estética realista que transformam o seu autor num dos mais interessantes retratistas da região transmontana. “Rostos Transmontanos” é uma exposição a não perder no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros a partir do próximo dia 17 de Setembro.
Titulo: “Rostos Transmontanos”
Autor: Paulo Patoleia
Local: Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros
Data: De 17 de Setembro a 17 de Outubro
Organização: Associação Potrica ( Grupo de Acção Cultural do Nordeste Trasmontano)
Apoio: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Vídeo com uma entrevista a Paulo Patoleia: