Organizações transmontanas unem-se para promoverem produtos regionais

Sete organizações de produção e distribuição de produtos regionais de Trás-os-Montes uniram-se para colectivamente promoverem as marcas certificadas de que são responsáveis na Feira Nacional de Agricultura de Santarém, que decorrerá na cidade escalabitana entre 4 e 12 de Junho.

Fumeiro, mel, queijo, azeite, vinho, carnes são alguns do produtos regionais transmontanos certificados que poderão ser compradas naquele é o Maior certame agrícola do país.

A Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), a Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bisara, a Cooperativa de Produtores de Cabrito da Raça Serrana (CAPRISSERRA) , a Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), a Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), a Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana (CAPOLIB ) e a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes são as organizações que aderiram a uma apresentação conjunta que tem como objectivo claro promover as potencialidades da produção agrícola regional numa estratégia que visa a comercialização destes produtos.

Estas associações de produtores representam produtos certificados com Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Segundo entendem os dirigentes associativos destas organizações, a criação desta parceria visa não só a promoção e venda dos seus produtos, mas também a difusão das potencialidades de um território agrícola que a nível produtivo está cada vez mais marcado pelo aumento das exigências de qualidade e pela diversidade dos bens produzidos. Nesse sentido, é necessário unir esforços para “combater e impedir a utilização abusiva das referências ao território e aos seus produtos e com as evidentes penalizações para a imagem que esta provoca”, referem.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN