“Ordo Zoelarum”: Arqueologia e Identidade Transmontana no Museu Abade de Baçal

Foi inaugurada no dia 17 de Junho, no Museu do Abade de Baçal, a exposição “Ordo Zoelarum” : Arqueologia e Identidade Transmontana.

A iniciativa pretende transmitir ao público o interesse arqueológico da região, os estudos e prospecções do território que aqui têm vindo a ser realizadas, associam-se à relevância da colecção Epigráfica do Museu do Abade de Baçal, resultando pertinente e oportuna a concretização de uma exposição temporária que transmita a riqueza cultural e patrimonial da região neste domínio.

A exposição terá uma forte componente material, documental e lúdica, onde se associa o objecto museológico e sua devida contextualização a um vasto programa educativo, diverso e dinâmico, de assinalada abrangência quer ao nível dos públicos que pretende atingir quer ao nível das aptidões que visa estimular.

Esta temática proporcionará um forte envolvimento da comunidade local e afirmar-se-á com bastante peso na dinamização do património local e regional da instituição e como dinamizador de novos públicos, permitindo, um roteiro territorial da epigrafia Luso-Romana em Trás-os-Montes.

Tem como destinatários o público em geral e a comunidade local.

Esta exposição, que traz pela primeira vez à região peças de extraordinário valor histórico é comissariada por Armando Coelho, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo financiada pelo QREN.

A exposição “Ordo Zoelarum” : Arqueologia e Identidade Transmontana, estará patente no Museu do Abade Baçal de 17 de Junho a 30 de Dezembro.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN