Festival Sete Sóis Sete Luas: Festa do Mediterrâneo e Lusofonia arranca em Alfândega da Fé a 25 de Junho de 2011

Arranca a 25 de Junho, em Alfândega da Fé, a XIX edição do Festival Sete Sóis Sete Luas. A Festa do mundo Lusófono e mediterrâneo regressa a esta vila transmontana com um programa variado, que pretende continuar a privilegiar o diálogo intercultural.

Recorde-se que este festival é uma iniciativa de uma rede cultural que abrange 10 países do mediterrâneo e mundo lusófono. Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal são palco deste festival. Alfândega da Fé é o único concelho Transmontano a integrar esta rede e consequentemente a receber e participar no Festival Sete Sóis Sete Luas. Uma salutar troca de experiências e vivências, que permite dar a conhecer a diversidade cultural de cada um dos países participantes.

É o que vai acontecer em Alfândega da Fé a partir de 25 de Junho, esta data vai ficar marcada pela realização de várias manifestações relacionadas com o festival, isto a juntar à exposição PARALLEL, de Noé Sendas, patente na Galeria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues até 30 de Julho. Esta mostra foi a primeira iniciativa da edição deste ano do festival no concelho, a ela vai juntar-se a INSTALAÇÃO de CÉSAR MOLINA.

Este artista plástico, natural de Granada, Andaluzia, traz à vila Transmontana uma instalação ao ar livre composta por grandes esculturas de animais, criadas a partir de materiais reciclados e que pode ser vista até 10 de Julho. A abertura está marcada para as 17.00h, à noite, a partir das 21.30, actua a companhia de teatro DEABRU BELTZAK do País Basco, com o espectáculo musical“The Wolves”, que, num convite a todos, percorrerá as ruas de Alfândega da Fé desde a zona histórica (Largo do Castelo) até ao Largo S. Sebastião, local onde terão lugar as diversas iniciativas culturais, gastronómicas e musicais que este ano fazem parte da programação do Festival.

O grupo de música e coreografias de flamengo TOMA CASTAÑA (Andaluzia, Espanha) encerra a planificação do dia 25.

A 8 de Julho é a vez da gastronomia entrar na programação. Os sabores italianos chegam à vila Transmontana com uma degustação de sabores e vinhos da Sicília. Este dia é dedicado a Sicília daí que suba ao palco o Siciliano MARIO INCUDINE, um jovem intérprete da música popular italiana.

A encerrar a edição deste ano, a 15 de Julho vai estar um projecto que engloba o verdadeiro espírito desta rede cultural, trata-se da LES VOIX DU 7SÓIS, que conta com a participação de 7 prestigiados artistas provenientes das mais diversas culturas musicais enraizadas nos países da Rede Sete Sóis Sete Luas, tais como: Israel, Espanha, Croácia, Portugal, Itália.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN