Está a chegar a edição 2011 da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. Ao longo de 4 dias à carnuda e apetitosa cereja deste concelho transmontano juntam-se outros produtos locais e um programa cultural e desportivo variado, num evento que se realiza há mais de um quarto de século.
A Festa da Cereja acontece de 9 a 12 de Junho e tem abertura oficial marcada para o dia 10 de Junho, por volta das 14.30h. A cerimónia vai ter lugar no Recinto Municipal de Feiras e antecede a inauguração da Exposição "Paralell "do artista plástico Noé Sendas, às 17.00h.
O dia de Portugal é também pretexto para o lançamento do Azeite DOP da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé. A sessão acontece por volta das 18.30h e assume-se como um marco na aposta na qualidade e valorização do azeite “Terras de Alfândega”. Um esforço que já deu frutos, recorde-se que este é o primeiro ano que a Cooperativa Alfandeguense está a produzir azeite DOP e este foi recentemente galardoado na Feira Nacional de Agricultura de Santarém.
O dia 11 de Junho é palco de diversas iniciativas culturais e desportivas, destaque para o "Workshop Ciências Forenses”, o "2º Piquenique pela Diferença "ou o "2º Downtown de Alfândega".
O 12 de Junho fica marcado pela presença dos confrades da cereja, com a abertura da exposição “Emoções Gastronómica”, na Biblioteca Municipal. Aliás a vista e participação da Confraria da Cereja na Festa da Cereja simboliza também a vontade de congregar esforços e definir estratégias com outras regiões produtoras de modo a valorizar e potenciar o fruto. Daí que Alfândega da Fé tenha aderido a esta confraria.
A aliar a tudo isto estão disponíveis passeios de burro, de carroça, a pé ou de bicicleta pelos cerejais ao mesmo tempo que é oferecida aos visitantes a possibilidade de observar e participar na apanha do fruto.