As iniciativas e os investimentos agora anunciados pretendem a "afirmação do Douro como destino de excelência turística e de vocação internacional". Nesse âmbito foram contratualizados investimentos que terão o apoio do ON.2, referiu fonte da CCDRN.
A requalificação do cais do Pinhão é um dos projectos prioritários. O projecto é tutelado pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimas (IPTM) e destina-se a substituir a antiga infra-estrutura, de forma a que possa acolher num futuro próximo cerca de 32 embarcações de recreio. Este projecto deverá ser executado na margem esquerda do rio Pinhão, próximo da confluência com o rio Douro.
Estes contratos prevêem ainda a implementação de uma Rede de Informação Turística dotada das mais recentes inovações tecnológicas. Esta rede ligará toda a região através de uma plataforma comum coordenada pela Entidade Regional Turismo do Douro em colaboração com os municípios abrangidos pela área classificada. No total deverão ser criados 14 novos postos de informação turística.
Um outro contrato de financiamento prevê a inclusão e promoção do Douro na "Rede Internacional de Destinos Geoturismo" , programa promovido internacionalmente pela National Geographic Society que tem como principais objectivos "fomentar boas práticas em matéria de turismo sustentável e contribuir para a internacionalização do destino".
Os contratos agora assinados somam um investimento total orçado em 2 milhões de euros , sendo que desse total, cerca de 1,3 milhões deverá ser suportado pelo Programa ON.2.