Está em funcionamento desde meados de Maio e conta, actualmente, com uma turma de 9 alunos. Com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos estes pequenos alfandegfuenses renderam-se à prática de canoagem.
Alguns dão as primeiras remadas, outros já tinham tido contacto com a modalidade nalgumas actividades promovidas pela autarquia. É que o equipamento é propriedade da Câmara Municipal, que possuidora dos meios materiais e humanos avançou para a criação da Escola Municipal de Canoagem.
Um projecto que surge da vontade de criar as condições para o desenvolvimento desportivo apostando na formação. Esta Escola assume-se também como um complemento às actividades desportivas existentes.
Um projecto que se tornou possível devido à desafectação do consumo domiciliário de água da barragem da Esteveinha e que se revela também de grande importância para a dinamização deste local, entendido como de excelência para o desenvolvimento de actividades de turismo activo e de lazer.
Mais um serviço à disposição dos alfandeguenses, que para além da função de lazer e ocupação dos tempos livres tem associada uma forte componente formativa.
A Escola Municipal de canoagem de Alfândega da Fé tem como principias objectivos a formação através da prática e do espírito desportivo, ao mesmo tempo que se incentiva para a prática desportiva. É também objectivo deste projecto promover e participar em convívios desportivos.
O funcionamento da Escola Municipal de Canoagem é assegurado por técnicos de desporto da autarquia.