Projecto pioneiro no Nordeste Transmontano gera convivência intergeracional dentro de um conceito de “Aldeia Pedagógica”

A Associação Azimute realizou mais um workshop para a população de Portela que está envolvida no projecto da “Aldeia Pedagógica”.

Durante o Workshop de  Serigrafia, Estampagem e Trabalhos Manuais
Os promotores pretenderam com esta iniciativa ensinar à população métodos para “fabricar” os rótulos das compotas, dos licores, dos sacos de ervas e do pão que envolvem este projecto pioneiro na região do nordeste transmontano.

O objectivo é dotar os actores deste projecto com conhecimentos especializados capazes de permitirem o desenvolvimento de novos produtos promocionais, adicionando uma importante componente de design.

O projecto da "Aldeia Pedagógica" de Portela tem vindo a gerar um conjunto de interacções entre a população local e a população escolar, transformando esta ideia numa experiência que tem gerado contrapartidas com grandes valências sociais.

O projecto está a ser apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, referiu João Cameira ao Notícias do Nordeste.

A Aldeia Pedagógica da Portela é habitada por uma população idosa que tem uma visível vontade de transmitir aos mais novos a experiência de uma vida.

O conceito assenta numa filosofia que tem como principal objectivo o intercâmbio de saberes entre gerações.

Este não é o primeiro workshop que a Azimute organiza para a população de Portela. Há algum tempo atrás organizou uma aprendizagem de fotografia que pôs os mais idosos a mexer no digital.

A aldeia de Portela está integrada no Parque Natural de Montesinho, faz parte do concelho de Bragança, sendo uma anexa da freguesia de Gondesende.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN