Vai decorrer de 04 de Junho próximo, até 15 de Setembro de 2011, no Museu Abade de Baçal em Bragança, a exposição “PARA UM ALTAR” do escultor José Rodrigues.
A mostra, de elevada qualidade, compreende 12 retábulos em bronze, 12 retábulos em terracota e 3 Cristos em bronze.
A temática assenta na inspiração bíblica (muito presente no percurso artístico do escultor), através da qual se faz a representação sagrada com um acentuado centramento no homem e nas suas (e nossas) marcas de identidade civilizacional, nas suas virtudes, angústias e tragédias.
Esta configuração representativa, exprime-se através da representação do sagrado e do humano, da busca do seu caminho, da sua viagem interior e da dinâmica vital que, pelo processo alquímico, o mestre escultor cria e transforma, imitando as divindades. Tudo está presente nesta mostra: os deuses, os santos e os homens nas suas circunstâncias cósmicas, no ALTAR dos tempos.
Esta iniciativa da Associação de Amigos do Museu Abade de Baçal insere-se numa lógica dinâmica de acrescentar um novo impulso às realizações do Museu e vem no seguimento da “Exposição Fotográfica Douro Natural” ainda patente e que tem evidenciado um assinalável sucesso regional.
Para a concretização deste evento a Associação conta com o envolvimento e apoio da “Fábrica Social” – Fundação José Rodrigues, da Associação Cultural Convento de S. Paulo, do Museu Abade de Baçal e da Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).