Município de Alfândega da Fé celebra Protocolo com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

A autarquia de Alfândega da Fé celebrou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade Género (CIG) com o objectivo de promover a igualdade de género no concelho.

Cerimónia de assinatura do acordo
A Cerimónia de assinatura do acordo decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, no dia 5 de Maio, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes, do Vice-Presidente da CIG, Manuel Albano e da Comissária Local para a Igualdade, Maria Ângela Osório. Apesar de anunciada a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais fez saber que devido a um imprevisto não poderia estar presente nesta Sessão.

Este acordo, assume-se como um instrumento importante na definição e execução da estratégia municipal para a promoção da igualdade de género no Município, tanto a nível interno como externo. Até porque tem implícita a implementação de um plano Municipal para a Igualdade entre Mulheres e Homens.

É um passo fundamental na promoção da educação para a cidadania, bem como no desenvolvimento de acções que facilitem uma participação paritária na vida económica, social, política e familiar.

Simultaneamente pretende-se com esta cooperação contribuir para a implementação de medidas de sensibilização e formação e aprofundamento do conhecimento local sobre a igualdade e descriminação.

No fundo é uma colaboração que se vai traduzir em mais justiça social, mais oportunidades e mais desenvolvimento. É um acordo que vai facilitar a implementação de medidas e a sensibilização de consciências tanto a nível dos serviços autárquicos, como no exterior que vão contribuir para que a igualdade entre homens e mulheres seja efectivamente uma realidade no concelho.

É que um olhar atento para os números da representatividade de homens e mulheres a nível Municipal mostram que ainda existe um longo caminho a percorrer. Apesar da Presidência da Câmara ser feita no feminino, todo o restante elenco do executivo é composto por homens, dos 36 elementos da Assembleia Municipal apenas 5 são Mulheres, enquanto que todos os Presidentes de Junta são homens.

O mesmo se passa ao nível dos trabalhadores da Câmara, em que uma grande percentagem são do sexo masculino (70%) ou da própria Rede Social do Município em que 73% dos Parceiros são homens.

É este tipo de realidade que se torna necessário inverter, criando as condições para que exista uma efectiva igualdade entre géneros tanto na estrutura organizacional do município como a nível político, económico, social ou familiar concelhio. Neste campo a cooperação com a CIG pode vir a fazer a diferença. Uma vez que aposta na informação/formação assim como na implementação de um plano Municipal para a Igualdade.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN