Alfândega da Fé promove Programa de Promoção da Acessibilidade

Alfândega da Fé está a desenhar um município Acessível a Todos, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos: aos que residem, trabalham ou visitam esta vila.

O Município de Alfândega da Fé lança, dia 13 de Maio pelas 11:00 horas, o PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE com o objectivo de tornar “Alfândega Inclusiva” e dar continuidade ao programa “Portugal mais Acessível” lançado pelo Governo Português, em Lisboa, no dia 8 de Outubro de 2008.

O Plano que resultará do desenvolvimento dos Programas de Promoção da Acessibilidade terá como objectivo a eliminação de barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, construindo cidades e vilas mais democráticas.

OS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE:

A aprovação da candidatura ao Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), conseguida pela autarquia, permitirá a Alfândega da Fé continuar as práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho efectuado.

Desta forma será desenvolvido o Programa Local de Promoção da Acessibilidade que consiste na adopção das medidas de acessibilidade no centro da vila.

Através dos estudos a desenvolver serão detectados, ao pormenor, os problemas existentes, e apresentadas as soluções e acções apropriadas para dotar a vila de condições próprias do acesso universal. Apresentar-se-ão, também, soluções orçamentais e modelos de execução das acções.

Além do exposto, engloba a participação cívica, formação e sensibilização, envolvendo várias entidades que actuam a nível social, e realiza parcerias múltiplas de forma a encontrar as soluções mais adequadas para os problemas encontrados ao nível da acessibilidade da vila.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN