Viticultores durienses manifestam-se no Peso da Régua e dizem que também se encontram “à rasca”

Mais de 200 agricultores durienses, que têm a vinha como principal produto de exploração, manifestaram-se ontem na cidade do Peso da Régua, num encontro promovido pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro).

Os vitivinicultores do Douro dizem que também se encontra “à rasca” e por isso exigiram o aumento do número de litros do benefício para a vindima 2011.

Os manifestantes saíram à rua para chamar a atenção dos responsáveis políticos deste país pela situação a que chegou a lavoura duriense, onde, dizem, “já há gente a passar fome”.

Berta Santos, dirigente da Avidouro disse que actualmente “é muito difícil a situação que se vive no Douro. A cada momento que passa, agrava-se o fosso entre os pequenos e médios produtores e os grandes proprietários”.

Segundo Berta Santos os pequenos e médios viticultores durienses “não conseguem vender o seu vinho ou este está a ser vendido a preços muito reduzidos”, o que não permite o equilíbrio financeiro das muitas centenas de famílias que têm nesta produção a sua principal fonte de rendimento.

Neste momento cada pipa (550 litros) de vinho beneficiado está a ser vendida por 600 euros e o restante vinho que não tem direito a beneficiação ronda os 75 e os 125 euros por pipa”.

O benefício é a quantidade de mosto que é autorizado a cada viticultor para produzir Vinho do Porto, um instrumento de regulamentação que é fixado em cada vindima pelo Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Por isso, os agricultores durienses querem que lhes seja atribuído mais benefício, para que sejam gerados patamares de comércio que garantam às produções familiares a cobertura dos custos de produção, facto que actualmente não se verifica, tendo esta realidade devastadores repercussões económicas e sociais entre a população que habita a região duriense, área classificada como Património da Humanidade enquanto Paisagem Cultural Evolutiva e Viva.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN