A Banda 25 de Março, sediada em Lamas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, comemora no próximo fim de semana o seu 100º aniversário. O programa de comemorações prevê actividades para sexta-feira, dia 25, e sábado, dia 26.
Mo dia 25 realiza-se uma eucaristia de Acção de Graças em memória dos músicos falecidos, presidida pelo Bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira. A celebração decorre no Santuário de Nossa Senhora do Campo, a “madrinha” adoptada pela Banda. À noite, na igreja matriz, decorre um concerto com a Orquestra do Norte.
No sábado as comemorações iniciam-se com a inauguração de um monumento oferecido pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal à Associação Filarmónica. É um painel de azulejaria portuguesa de homenagem aos músicos, situado em frente da sede da Banda 25 de Março. Pela tarde, a Associação Filarmónica do Brinço, a Banda Municipal de Alfândega da Fé e a Philarmonique Portugaise de Paris, encontram-se em concerto no largo da aldeia.
A Associação Filarmónica foi fundada em 1911, inicialmente com a designação “Banda de Lamas de Podence”. Em 1980 passou a chamar-se Banda 25 de Março, dia festivo da sua “madrinha”. Possui sede própria desde 1998, onde decorrem os ensaios e a escola de música, atualmente com 18 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.
A banda é constituída por 42 elementos, dirigidos pelo Maestro José Manuel Meireles Coelho, que acumula funções com o de professor na escola.
Em Fevereiro, a Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, sob proposta da Câmara Municipal, aprovou a atribuição da Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro à Banda, pelo trabalho de prestígio e reconhecimento que contribuíram para a projecção do Município de Macedo de Cavaleiros e da Freguesia de Lamas, bem como pela contribuição na formação musical e cultural de muitos jovens ao longos destes anos.