
Aos “Campos de Voluntariado Jovem”, que são experiências colectivas de voluntariado para jovens, nas florestas e nas comunidades locais, em projectos de 7 noites e 8 dias consecutivos, podem concorrer como entidades promotoras Associações Juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) e Entidades sem fins lucrativos ligadas ao ambiente.
São elegíveis as actividades ambientais que se inscrevam na área das florestas, com objectivos de defesa e preservação do património ambiental, cujas acções de carácter colectivo poderão ser de limpeza dos espaços florestais, recuperação de trilhos e caminhos, observação e vigilância de fauna e flora, acções de sensibilização das populações e jovens e acções de prevenção para evitar a ocorrência de incêndios, entre outras. As acções devem decorrer entre 1 de Maio e 31 de Outubro.
No que diz respeito ao Projecto “Acções de Sustentabilidade Florestal” podem concorrer entidades da sociedade civil sem fins lucrativos da área da Juventude e do Ambiente, nomeadamente, Associações Juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGA) ou Equiparadas e Organizações de Produtores Florestais (OPF), que apresentem projectos relacionados com actividades de informação, participação pública, sensibilização e educação ambiental (não formal) e de intervenção comunitária. As acções devem decorrer entre 2 de Maio e 31 de Outubro.
Para obterem mais informações, regulamentos ou formalizar a respectiva candidatura, as entidades interessadas em qualquer um destes projectos, deverão dirigir-se aos Serviços do IPJ – Lojas Ponto JA, ou consultar o Portal da Juventude – www.juventude.gov.pt .