 A mostra, organizada em parceria com a Associação Aliança Artesanal , de Vila Verde, reúne diversos exemplares desta tradicional demonstração de amor. Mas muito mais do que uma exposição de divulgação desta manifestação cultural, a “Lenços dos Namorados” pretende assumir-se como uma iniciativa de sensibilização para a problemática da violência no namoro.
A mostra, organizada em parceria com a Associação Aliança Artesanal , de Vila Verde, reúne diversos exemplares desta tradicional demonstração de amor. Mas muito mais do que uma exposição de divulgação desta manifestação cultural, a “Lenços dos Namorados” pretende assumir-se como uma iniciativa de sensibilização para a problemática da violência no namoro.Um problema longe de estar erradicado, tal como apontam os últimos dados divulgados na comunicação social. Aliás, estudos indicam a que este tipo de violência é equivalente à registada no casamento.
Daí que o dia 14 de Fevereiro sirva de pretexto para acções de sensibilização dos mais jovens relativamente a esta temática. Aliás, a escola de Alfândega é a única no distrito a integrar um projecto de luta contra a violência no namoro. O “Faça-se Justiça” vai levar a cabo na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues uma acção de sensibilização e esclarecimento sobre a temática. A iniciativa com início marcado para a 10.30h inclui também a projecção de um vídeo realizado pelos alunos de uma turma de 10º ano no âmbito deste projecto.
E porque a mensagem a deixar é que o amor não é violência, no final os jovens vão poder descobrir toda a simbologia inerente a uma dos mais antigos rituais de conquista, com a participação na abertura da Exposição “Lenços de Namorados”, agendada para as 12.00h.
