Trata-se da Escola de teatro local, um espaço de formação dinamizado com o apoio da Companhia de Teatro Filandorra. Um projecto que nasce através de um protocolo de cooperação celebrado entre o Município e a companhia Vilarealense, que vai permitir revitalizar o antigo grupo de teatro concelhio.Alfândega da Fé já teve tradição na produção de peças teatrais, que se foi perdendo e que agora o Município quer revitalizar. Acooperação com uma companhia experiente nesta área é uma mais valia e um suporte importante na formação inicial de todos aqueles que gostam de representar.
Para além disso, este protocolo vai imprimir alguma regularidade à exibição de peças de teatro no concelho.
Isto com uma companhia que valoriza os usos e costumes transmontanos e os autores nacionais.
Reconhecendo a importância do teatro tanto no campo do entretenimento como no da informação e educação, o município aposta no apoio a actividades relacionadas com esta arte performativa. Daí que o Mês do Teatro se assuma como a altura ideal para fazer o lançamento oficial deste projecto.
A Filandorra escolheu Alfândega da Fé para iniciar as comemorações desta efeméride, no dia 2 de Março estão previstas diversas acções para celebraro Teatro e m Alfândega da Fé.
Gil Vicente para assinalar início das comemorações do mês do teatro
O Auto da Barca do Inferno vai servir de mote a esta iniciativa. Aobra daquele que é considerado o pai do teatro português vai ser apresentada no Auditório Manuel Faria, da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.
Trata-se de uma das primeiras acções no âmbito do protocolo celebrado entre o Município e a Filandorra, ao todo vão ser realizadas duas sessões do Auto da Braça do Inferno, uma para o público escolar (15.30h), destinada essencialmente aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos e outra para o público em geral (21.30h).
Nesse mesmo dia arranca também a Escola de Teatro. A apresentação oficial deste projecto vai ser realizada por volta das 17.00h e conta com a presença da Directora Regional de Cultura do Norte.
Esta apresentação vai coincidir também com a primeira aula deste novo espaço formativo municipal.