Angariar fundos para a criação de um espaço de apoio a doentes com cancro do Pulmão é um dos objectivos da I Gala Pulmonale que reúne no próximo dia 25 de Janeiro, no Casino Estoril, todos aqueles que com a sua presença se associam a esta causa.Sem fins lucrativos, a PULMONALE nasceu em 2010 para prestar aconselhamento e apoio a pessoas que sofram de cancro pulmão e seus familiares, promover a melhoria e alargamento dos cuidados médicos, a difusão de informação sobre esta doença para o público, facilitar a cessação tabágica e promover a investigação sobre as causas e tratamento desta doença.
Esta é uma gala que conta com a participação de alguns artistas convidados. Luís Represas, João Pedro Pais e Ricardo Carriço são alguns dos nomes que abraçam esta causa e é com o seu contributo que a Pulmonale promove esta iniciativa “pelo e para o doente com cancro do pulmão”.
Segundo António Araújo, Presidente da PULMONALE “é importante apoiar os doentes que sofrem de cancro do pulmão e os seus familiares e combater o estigma que muitas vezes se associa ao cancro do pulmão. Por este motivo e pelo prognóstico sombrio que se lhe associa esta continua a ser uma doença difícil de encarar e abordar. Não é fácil lidar com nenhuma doença oncológica mas é importante saber que quando diagnosticado a tempo o cancro do pulmão pode ser tratado com sucesso. Neste momento a melhor forma de prevenir é – NÃO FUMAR.”
Associados a esta causa estão nomes como Belmiro de Azevedo, Américo Amorim, Rui Nabeiro, Fernando Faria de Oliveira, Sobrinho Simões, Francisco Campos, Mário Soares, Manuel Pizarro, Maria de Belém Roseira, Maria Antónia Almeida Santos, Couto dos Santos, Isabel Galriça Neto, Emílio Rui Vilar, Ricardo Carriço, João Pina, Tiago Monteiro, Pedro Couceiro, Alvaro Parente, Tomaz Morais, Pedro Abrunhosa, Rui Reininho, André Sardet e muitos outros que apadrinham este projecto que é a PULMONALE.