"Música Séria Para Gente Divertida" é como se apresenta o Festival de Ano Novo (FAN) de música clássica que os teatros de Vila Real e Bragança oferecem à população transmontana entre os dias 1 e 29 de Janeiro de 2011.
O festival tem como objectivos fundamentais proporcionar um acesso descontraído à música erudita, descentralizar a oferta de espectáculos e dinamizar espaços de interesse histórico, arquitectónico e cultural da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Este ano é já a quinta edição do festival e o seu programa distribui-se por grupos tão variados como o quarteto Scherzi Musicali, o sexteto Ensemble Mezzo Esperança, o pianista Domingos António a Orquestra de Bandolins de Esmoriz ou a Orquestra de Sinos de Mão.
Para o Teatro Municipal de Bragança está agendada a actuação do grupo Ensemble Mezzo Esperança para o próximo dia 22 de Janeiro (Sábado) pelas 15h00 da tarde. ” Porque a música erudita pertence a todos, o Ensemble Mezzo Esperança executa-a sem preconceitos, procurando chegar a todos os públicos, incluindo as comunidades mais desfavorecidas. No repertório a interpretar neste concerto destacam-se as czardas, as polcas e as valsas, de compositores como Vittorio Monti e Strauss, entre outros”.
O grupo Ensemble Mezzo Esperança é composto Eliseu Silva, primeiro violino; Ludvic Afonso e Nuno Jacinto, Segundos violinos; Bruno Silva e Emanuel Laudelino Vieira vilas, Violas e Pedro Daniel e Ana Filomena Silva, Violoncelos.
O FAN 2011 inclui ainda na sua programação uma exposição de cartazes de eventos relacionados com a vida e obra de Chopin, cujo bicentenário do nascimento se comemorou em 2010, e a habitual Feira de Objectos Culturais, uma iniciativa paralela que permite conhecer ou adquirir diversas produções culturais da região transmontana.