
A anfitriã deste seminário salientou ainda a importância que o mel transmontano representa na produção nacional e na economia regional, bem como as suas qualidades.
Manuel Gonçalves, Presidente da Federação Nacional de Apicultores falou sobre a situação da apicultura em Portugal, a que se seguiu a intervenção professora Sancia Pires, do Instituto Politécnico de Bragança, que esclareceu os apicultores sobre a criação de Rainhas.
As ajudas ao apicultor tanto no âmbito do Programa Apícola Nacional (PAN) 2011-2013 como do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) foram explicadas por Celina Bouça e Júlio Félix, técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Durante foram apresentadas comunicações do professor Paulo Russo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que falou sobre as características e valorização do mel da Terra Quente – DOP, e d professor Miguel Vilas Boas que caracterizou a Própolis portuguesa.
No decorrer do seminário, os cerca de 90 apicultores presentes, da Zona Controlada da Terra Quente, tiveram a oportunidade de ver esclarecidas algumas dúvidas pelos oradores presentes.
O seminário sobre apicultura foi encerrado por Aires Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
O Seminário foi organizado pela Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente e Frutos Secos, CRL com o apoio do Município de Torre de Moncorvo.