Editora Zéfiro lança no mercado editorial cinco novos livros de autoras mirandesas dentro da colecção “An Mirandés”

São cinco livros de contos e poesia da colecção “An Mirandés”, da editora Zéfiro, dirigida por Amadeu Ferreira, que conta já com nove títulos em mirandês.

A Zéfiro lançou no mercado editorial cinco novos livros da colecção “An Mirandés”, dedicada à nova literatura mirandesa: “Antre Monas i Sbolácios” de Adelaide Monteiro, “L Bózio de las Raízes” de Rosa Martins, “La Paixarina Azul i Outras Cuontas” de Bina Cangueiro, “Lucrécia Cunta-mos Como Era” de Alcina Pires e “Tiempo de las Cereijas” de São Sendin.

Depois da edição em 2009 dos quatro primeiros livros da colecção, todos eles escritos por homens, os novos títulos de 2010 são exclusivamente dedicados a obras escritas no feminino, na área do conto e da poesia. Esta colecção pode ser consultada aqui.

Amadeu Ferreira, o director da colecção “An Mirandés”, é também o Presidente da “Associaçon de Lhéngua Mirandesa”, que se dedica a dinamizar diversos projectos que visam revitalizar esta língua. É igualmente conhecido pela sua tradução de “Os Lusíadas” e “Astérix” para mirandês.

Um dos novos títulos, “Antre Monas i Sbolácios”, da autoria de Adelaide Monteiro, será lançado já no próximo dia 7 de Dezembro pelas 19h na Escola Secundária Gama Barros no Cacém e será apresentado por Amadeu Ferreira.

O mirandês – que tem as suas raízes no Asturo-leonês – goza já do estatuto oficial de “segunda língua de Portugal” e é falado por cerca de 15.000 pessoas em Trás-os-Montes, sobretudo na região de Miranda do Douro, Bragança e Vimoso.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN