A Zéfiro lançou no mercado editorial cinco novos livros da colecção “An Mirandés”, dedicada à nova literatura mirandesa: “Antre Monas i Sbolácios” de Adelaide Monteiro, “L Bózio de las Raízes” de Rosa Martins, “La Paixarina Azul i Outras Cuontas” de Bina Cangueiro, “Lucrécia Cunta-mos Como Era” de Alcina Pires e “Tiempo de las Cereijas” de São Sendin.Depois da edição em 2009 dos quatro primeiros livros da colecção, todos eles escritos por homens, os novos títulos de 2010 são exclusivamente dedicados a obras escritas no feminino, na área do conto e da poesia. Esta colecção pode ser consultada aqui.
Amadeu Ferreira, o director da colecção “An Mirandés”, é também o Presidente da “Associaçon de Lhéngua Mirandesa”, que se dedica a dinamizar diversos projectos que visam revitalizar esta língua. É igualmente conhecido pela sua tradução de “Os Lusíadas” e “Astérix” para mirandês.
Um dos novos títulos, “Antre Monas i Sbolácios”, da autoria de Adelaide Monteiro, será lançado já no próximo dia 7 de Dezembro pelas 19h na Escola Secundária Gama Barros no Cacém e será apresentado por Amadeu Ferreira.
O mirandês – que tem as suas raízes no Asturo-leonês – goza já do estatuto oficial de “segunda língua de Portugal” e é falado por cerca de 15.000 pessoas em Trás-os-Montes, sobretudo na região de Miranda do Douro, Bragança e Vimoso.