Foi assinado no dia 22 Dezembro, no Governo Civil de Vila Real, um protocolo que envolveu esta instituição, a Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses.
O protocolo destina-se criação da primeira Unidade Local de Formação de Bombeiros do Distrito. Esta Unidade Local de Formação (ULF), é um pólo de formação da Escola Nacional de Bombeiros, que dará a possibilidade aos voluntários dos corpos de bombeiros da região de efectuarem a sua formação no distrito, sem terem necessidade de se deslocar para outras zonas do país, como acontecia até aqui.
Esta ULF ficará instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários Flavienses e terá o apoio financeiro do Governo Civil de Vila Real em trinta mil euros e da distrital dos bombeiros de Vila Real, em cinco mil euros, no que diz respeito ao equipamento desta estrutura.
Procura-se, assim, fornecer aos bombeiros do Distrito uma ferramenta formativa que deverá levar a um incremento da sua capacidade de resposta e a uma maior eficácia dessa resposta a todos os desafios colocados ao nível da Protecção Civil, a bem de toda a população, refere uma fonte do Governo Civil de Vila Real.