“A menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen representada em Bragança pelo Teatro do Bolhão

Começou hoje e estender-se-á até ao próximo Sábado, dia 13 de Novembro, um conjunto de representações da peça de teatro “A menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A peça integra a programação do Teatro Municipal de Bragança e tem como público alvo os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo.

Com a encenação de Joana Providência, dramaturgiade Helena Genésio, espaço Cénico e marionetas de Cristóvão Neto, a “A menina do Mar” será representada pelo Teatro do Bolhão , de que faz parte o elenco constituído por Anabela Sousa, Beatriz Godinho, Filipe Moreira, Paulo Mota e Sandra Salomé.

“Chamo-me Menina do Mar e não tenho outro nome. Não sei onde nasci. Um dia uma gaivota trouxe-me no bico para esta praia. Pôs-me numa rocha na maré vaza e o polvo, o caranguejo e o peixe tomaram conta de mim.”

Esta menina é detentora de dois dons: pode respirar fora de água como os homens e dentro de água como os peixes. Sempre viveu no mar e quer conhecer a Terra, mas não pode afastar-se muito da água porque fica desidratada. Além disso, tem a sua liberdade condicionada porque é bailarina da “Grande Raia”, senhora daqueles mares”, que a traz constantemente vigiada pelos búzios.

O seu fascínio pela Terra e pelo conhecimento de tudo o que existe fora do mar reforçou a amizade com o menino e, juntos, sonham, revivem e projectam muitas aventuras.
A Menina do Mar é uma narrativa contemporânea, escrita em prosa poética, um texto emblemático da literatura infanto-juvenil, que alimenta no leitor/espectador a sede de um sonho e do maravilhoso.

Encenação: Joana Providência
Dramaturgia: Helena Genésio
Espaço Cénico e Marionetas: Cristóvão Neto
Elenco: Anabela Sousa, Beatriz Godinho, Filipe Moreira, Paulo Mota e Sandra Salomé

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN