Sala de Caça #3 em Alfândega da Fé: Exposição abre dia 18 na Casa da Cultura

Numa altura em que o concelho de Alfândega da Fé é visitado por inúmeros caçadores, a Câmara Municipal faz o elogio a uma das actividades turísticas que quer ver desenvolver, com a promoção de uma exposição dedicada à caça.

Da autoria da artista plástica Leonor Pêgo a exposição “Sala de Caça # 3”, tem inauguração marcada para as 18.00h, do próximo dia 18 de Outubro na Galeria de Exposições Manuel Cunha, da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Trata-se de uma mostra/instalação de Desenho e Escultura que nos remete para o espectáculo que é uma sala de caça, com a sua imponência, os seus troféus. Neste projecto a artista exclui qualquer juízo ético ou moral, “a estética é o mote para uma reflexão crítica e um confronto com um dos mais primitivos impulsos do ser humano”, afirma.

Na “Sala de caça #3”, Leonor Pêgo dá continuidade à relação que tem desenvolvido com os metais enquanto matéria-prima privilegiada de exploração/criação. Na Galeria a atenção vai ficar centrada nos animais, que neste caso são objectos escultóricos representando animais selvagens, como: o veado, o javali, a raposa, ou o alce, em complementaridade surgem os desenhos. “Homens e mulheres com cabeça de animais a exibirem seus corpos e inchando os músculos em forma de espectáculo. Provocadores e caprichosos.

Serão mutações ou figuras mitológicas? Máscara física os simbolismo cliché? De quem são afinal as cabeças embalsamadas?”, são as interrogações que deixa esta artista plástica, natural de Lisboa.

Pela primeira vez a expor em Trás-os-Montes, Leonor Pêgo é licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, as suas obras já figuraram em diversas exposições colectivas tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Em Alfândega da Fé o seu trabalho vai estar patente até 21 de Novembro.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN