Depois de oito anos passados sobre a edição de “So Goodnight”, 2010 é o ano que marca o regresso dos Pop Dell’Arte aos discos de originais.«A edição de “Contra Mundum” (14 de Junho 2010) é a celebração de 25 anos duma carreira invejável, cujo reconhecimento da importância da banda tem sido notório ao ponto de estar sempre presente nas listas dos melhores álbuns portugueses de sempre ou das décadas respectivas da música portuguesa.
Oito anos depois de editar o EP “So Goodnight” (último registo de originais), “Contra Mundum” é o quarto álbum de originais dos Pop Dell’Arte. Esta é uma edição de luxo, limitada e numerada, um objecto de colecção, que incluiu um booklet de 24 páginas ilustradas e um poster de face dupla.
“Contra Mundum” conta ainda com a colaboração do trompetista britânico Simon White em dois temas do álbum, mais exactamente, em Slave For Sale e Diary Of A Soldier (I Saw You Dancin’) enquanto Rui Vargas empresta a voz por uns momentos em Slave For Sale.
Além de João Peste, Zé Pedro Moura (da formação inicial) e Paulo Monteiro (membro da banda desde 1993), a actual formação da banda lisboeta conta ainda com Nuno Castedo e Eduardo Vinhas».
A Ouvir: Pop Dell'Arte - "Ritual Transdisco"