De reformados a organizadores de eventos: encontros de jovens de outrora combatem solidão

De reformados a organizadores de eventos. Esta é agora uma das principais missões de um grupo de alfandeguenses que trocou os dias de ócio, pela dinamização de actividades direccionadas para os seus pares no concelho de Alfândega da Fé.

O desafio foi lançado durante o Fórum Jovens de Outrora, uma actividade que pretende dar voz os mais idosos envolvendo-as de modo activo e participado nas políticas e iniciativas que lhe dizem respeito. Daí à constituição deste grupo foi um passo. Trata-se de uma comissão organizadora que tomou as rédeas deste projecto e à semelhança do que acontecia nos seus tempos de juventude, preparam bailaricos e lanches convívio para os seniores do concelho.

O espírito comunitário e de partilha está bem patente, no fundo o convite para lanchar faz-se ao som de músicas de outros tempos mas também se incentiva os participantes a dar um pouco de si neste convívios, um pouco do seu tempo, um pouco do lanche, ou mesmo um pouco da animação.

Fazendo Jus ao ditado de que “velhos são os Trapos”, estes alfandeguenses recusam-se a ser meros espectadores e passam a personagens principais num processo que a eles diz respeito. Ao grupo inicial, constituído por cerca de meia dúzia de elementos, já se juntaram outros tantos empenhados em contribuir para o sucesso deste projecto.

Talvez, nesta fórmula resida a receita para combater a solidão e o isolamento num concelho que se vê a braços com o envelhecimento da população. A prova disto é o segundo Convívio Jovens de Outrora que acontece no concelho em menos de um mês. O evento tem data marcada para o próximo dia 22 de Outubro, pelas 14.00h, nas instalações da Associação Recreativa Alfandeguense – A.R.A.-.

Esta iniciativa conta com o apoio e incentivo do Município de Alfândega da Fé, mas também do Projecto Inove Alfândega e da Associação Recreativa Alfandeguense, que cede o espaço onde se realizam este convívios.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN