É considerado um dos melhores instrumentistas do mundo e dono de uma carreira que se inicia no jazz para depois se expandir a outros géneros musicais.
Há mais 30 anos que Al Di Meola enveredou pela arte de compositor e guitarrista, possuindo actualmente 20 discos gravados.
Meola iniciou-se na música nos anos 70 do século passado, tendo desde logo ombreado com instrumentistas famosos como Chick Corea ou Stanley Clarke que em 1974 o convidou para substituir o guitarrista Bill Connors. Desde essa altura que Al se dedicou em exclusividade à música nas vertentes da composição e da interpretação.
A partir dessa altura o músico construiu uma obra que tem sido mundialmente admirada, tendo emparceirado ao longo desta sua já longa carreira com nomes grandes da música como John McLaughlin, Paco de Lucía, Paul Simon ou Stanley Jordan.
“A sua espantosa técnica, tanto na guitarra eléctrica como na acústica, elevou-o ao ponto mais alto entre a crítica e os fãs, que elogiam a profundidade das suas composições e a sensibilidade da sua interpretação”.
É este nome grande da música internacional que no próximo dia 16 de Outubro, às 22 horas, vai actuar no Teatro de Vila Real, enquadrado no Festival Internacional "Douro Jazz" – 2010.
A tocar: Interpretação conjunta de Al Di Meola e Roman Miroshnichenko.