Política, Cidadania e Religião são os temas em debate nas XIII Jornadas Culturais de Balsamão

De 2 a 5 de Setembro de 2010 realizam-se as XIII Jornadas Culturais de Balsamão. No ano do Centenário da I República e expulsão das Ordens e Congregações Religiosas, as Jornadas de Balsamão são dedicadas ao tema “Política, Cidadania e Religião”. O programa contém diversificadas comunicações no Convento de Balsamão
e uma visita a Vinhais.

A Abertura Solene decorre no dia 2, às 21.30h, com a entrega das pastas pelo Pe. Basileu Pires, Presidente do Centro Cultural de Balsamão. A sexta-feira, dia 3, é preenchida pelas conferências: Igreja e República: confronto e convivência em tempo de profunda mudança; A lei da separação da Igreja e do Estado; Educar para a cidadania; Apontamentos da história da cidadania em Portugal; Cidadania, Laicidade e Religião; O Abade José Augusto Tavares e a sua relação com a Arqueologia; O Convento de Balsamão desde 1850 a 1954; A República e o fim dos conventos – O caso do Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento do Louriçal. No encerramento, são lançadas das Actas das XII Jornadas.

No dia seguinte, antes da visita ao património histórico da vila e concelho de Vinhais, decorrem os colóquios: A Inquisição em Vinhais à procura de Judeus e de Maçons; Marcos mais significativos da história de Vinhais; Um olhar distante sobre um período problemático da história de Vinhais.

Domingo, estarão em debate A relação entre Política e Religião na História de Portugal e O diálogo Promovido pela Igreja e a Construção de uma Cidadania Mundial. O encerramento das Jornadas é feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto.

As XIII Jornadas Culturais de Balsamão, organizadas pelo Centro Cultural de Balsamão, Convento de Balsamão, Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Câmara Municipal de Vinhais.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN