No ano em que se celebra o 116º aniversário do nascimento de Artur Águedo de Oliveira, patrono da instituição, a Fundação “Os Nossos Livros” homenageou, postumamente, o transmontano Fernando Vasconcelos.
O evento, que decorreu no dia 31 de Maio, foi aberto pela actuação do Coro do Conservatório de Bragança que, sob a orientação do Professor João Eduardo dos Santos Dias, impressionou os presentes com a qualidade do repertório apresentado.
A Fundação “Os Nossos Livros” entregou, ainda, donativos a três instituições sociais da Cidade de Bragança: a APADI, representada pelo seu Presidente, Dr. Jorge Novo, a Obra Social Padre Miguel, que contou com a presença de um membro da Direcção, e a Obra Social Paroquial de São Bento, cujo donativo foi recebido pelo Presidente da Direcção, Cónego Dr. Adérito Custódio.
Já durante a cerimónia de homenagem, foram muitas as palavras dedicadas a Fernando Vasconcelos (1931-2009), antigo funcionário da Fundação “Os Nossos Livros”, à qual doou todo o seu acervo literário reunido ao longo de uma vida.
Revistas, dicionários, gramáticas, livros em diversas línguas e textos sob variadíssimas temáticas são, apenas, algumas das obras e documentos que integram a colecção com cerca de dez mil volumes.
Nascido em Algoso (concelho de Vimioso), o antigo funcionário da Fundação “Os Nossos Livros” adoptou Bragança como sua cidade e, apesar de não ter qualquer formação superior, sempre se interessou pela cultura, artes e literatura, chegando, mesmo, a fazer esforços e sacrifícios financeiros para poder enriquecer a sua biblioteca pessoal que foi legada à “casa” que o acolheu, como era o seu desejo.
Fernando Vasconcelos foi, assim, homenageado pelo Presidente da Direcção da Fundação “Os Nossos Livros” e da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, pelo Bispo da Diocese de Bragança – Miranda, D. António Montes Moreira, pela Dr.ª Maria Alcina dos Santos, membro executivo da instituição, e pela irmã, Dra. Marcela Vasconcelos, que recebeu um diploma de agradecimento e reconhecimento pela doação de todo o espólio e que assistiu ao descerramento de uma placa de homenagem ao seu irmão.