Festa da Cereja de Alfândega da Fé: Evento abre portas a 10 de Junho

Começa a 10 de Junho a edição deste ano da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. A iniciativa, que decorre no Recinto Municipal de Feiras até ao dia 13, é oficialmente inaugurada pelas 11.00h.

A Festa da Cereja é um espaço de promoção e divulgação dos produtos da terra, dando relevo ao fruto que lhe dá o nome. Este também o responsável pela deslocação de centenas de pessoas a esta simpática vila transmontana. Para além da cereja, produtos como o queijo, o mel, compotas, Azeite, amêndoa enchidos ou doçaria típica estão em evidência.

Este ano a localidade de Medina de Rioseco (Valladolid/Espanha) junta-se também a este cartaz turístico do concelho de Alfândega da Fé. No âmbito do Protocolo de Geminação estabelecido entre os dois municípios, o concelho Espanhol vai promover, por volta das 12.00h, uma sessão de divulgação com degustação de Produtos Locais. Esta acção insere-se na estratégia definida pelas 2 concelhos tendo em vista fomentar o intercâmbio cultural, turístico, mas também económico.

Para além destas sessões o dia 10 de Junho Vai ficar marcado por outras iniciativas promovidas pela Câmara Municipal. Em dia de Festa vai ser inaugurada a requalificação das Piscinas da ARA, uma obra realizada na totalidade pela autarquia que visou reabilitar as únicas piscinas descobertas existentes no concelho. A cerimónia terá início às 13.00h, seguida de almoço nas Instalações da ARA.

Por volta das 18h a adrenalina promete estar ao rubro no 1º Downtown de Alfândega da Fé. Pela primeira vez a vila de Alfândega da Fé vai ser palco de uma prova Urbana de BTT. Uma prova nocturna, que anuncia muitas emoções a participantes e público.

Antes, porém, haverá espaço para dar início ao 1º Painel de Provadores de Cerejas. Esta iniciativa que vai decorrer diariamente entre as 16.00h e as 18.00h, tem como principal objectivo caracterizar a cereja de Alfândega da Fé. A ideia passa por criar uma espécie de Bilhete de Identidade da cereja concelhia. Uma forma de incentivar a produção, distinguir a autenticidade do produto e de conseguir a tipificação e qualificação necessárias para outros projectos que a autarquia quer dinamizar. No dia 13 de Junho a Cereja que for considerada, pelo painel de provadores, como a melhor vai ser distinguida com a “Cerejinha de Ouro”.

A valorização e promoção dos produtos locais de Alfândega da Fé, com especial destaque para a Cereja, está patente noutras iniciativas previstas para estes 4 dias de Festa. Por volta das 16.00h de Domingo (13 de Junho) os Chefes Marco Gomes e Luís Américo Teixeira vão levar a cabo uma demonstração gastronómica com Cerejas de Alfândega. Um Show Cooking realizado por dois conceituados chefes com o objectivo de revelar as potencialidades gastronómicas da Cereja.

Os Pequenos Alfandeguenses vão ser desafiados pelo chefe Alexandre Ferreira a aprender a Cozinhas com produtos locais, onde não vai faltara cereja. A oficina de Cozinha para crianças vai ter lugar na manhã do dia 11 de Junho (10.00h). Uma acção destinada a fomentar nos mais novos o gosto pelos produtos da terra, incutindo-lhes a necessidade de os valorizar e preservar.

A Festa que faz da cereja o pretexto para promover os outros produtos locais, faz-se também ao ritmo de outras actividades desportivas e culturais.

A música também vai marcar presença, para além da actuação dos grupos de música tradicional concelhia, outros espectáculos vão abrilhantar o Recinto Municipal de Feiras.

No dia 10 os Makongo vão subir ao palco, no dia 11 o espectáculo nocturno vai estar a cargo dos Batucada Sound Machine, seguem-se os Transmontanos Pica Tumilho e Galandum Galundaina. A festa continua pela noite dentro, com a actuação de DJ's numa tenda discoteca montada para o feito.

Recorde-se que o elogio à cereja é feito anualmente em Alfândega da Fé com realização de uma iniciativa responsável pela atracção de milhares de pessoas a este concelho. Este ano, a designação Feira da Cereja, deu lugar à Festa da Cereja, traduzindo também as novas linhas orientadoras para o evento. Uma Festa em torno dos produtos tradicionais, com especial destaque para a cereja reconhecida pela excelente qualidade.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN