
O Convento de Balsamão a mais de 15 dias do evento já tinha os seus 40 quartos completamente esgotados e várias pessoas tiveram que recorrer a outras unidades hoteleiras na zona.
Mas nem só xadrez se viu neste evento, o turismo foi importante através dos passeios proporcionados pela organização que deram a conhecer alguns dos pontos de interesse do concelho, o Museu de Salselas, Museu dos Caretos, o Azibo ou o recente Museu Municipal de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, foram visitados pelos participantes.
A organização realizou também em Macedo de Cavaleiros uma acção de promoção da modalidade na manhã de sábado, que graças a um tabuleiro gigante e jogos para pratica livre, acompanhados por música animada deu mais vida ao jardim da Câmara.
Todos gostaram e prometeram voltar para a 4ª edição já pré-agendada para 9,10, 11 e 12 de Junho de 2011, nessa altura esperemos, já integrado no 1º Circuito de Xadrez de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Do ponto de vista desportivo o torneio válido para ranking nacional e internacional, teve um excelente nível técnico e competitivo, tudo de decidindo na ultima jornada com os mais fortes a fazer jus ao seu ranking, marcando lugar nos lugares cimeiros.
Estiveram presentes 76 Jogadores, 8 Mestres Nacionais e Internacionais, 4 países presentes e 24 clubes representados.