Vida e obra de Guerra Junqueiro numa exposição bio-bibliográfica em Freixo de Espada à Cinta

Guerra Junqueiro, de nome completo Abílio Manuel Guerra Junqueiro, nasceu em Freixo de Espada à Cinta a 17 de Setembro de 1850. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, desde cedo revelou uma grande vocação para as letras, tendo sido autor de uma vasta obra literária distribuída pelo romance e pela poesia.

Abílio Manuel Guerra Junqueiro foi ainda político, deputado e jornalista, tendo-se tornado no poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República, época que o escritor vivenciou e acompanhou com particular intensidade.

No Anos em que se comemora o centenário da implantação da República , a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta acolhe uma exposição composta por 20 painéis que dão a conhecer a vida e ao obra do poeta nordestino.

Esta exposição foi organizada pela direcção Regional da Cultura do Norte e intitula-se o “Douro nos Caminhos da Literatura”.

Para além da exposição gráfica o visitante poderá ainda visualizar um filme didáctico sobre a vida e a obra de Guerra Junqueiro que posteriormente será transmitido em vários canais de televisão.

Este projecto de vídeo documental abrange um conjunto de outros escritores durienses sobre os quais também vão ser produzidos documentários. Miguel Torga, João de Araújo Correia são dois dos nomes grandes da literatura duriense cuja vida e a obra serão também passadas para futuros filmes documentais.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN