Pandeiros e rabeis em exposição no Museu das Terras de Miranda

De 18 de Maio a 30 de Junho a sala de exposições temporárias do Museu da Terra de Miranda apresenta ao público “anstrumentos musicales mediebales”.

O rabel é um instrumento de cordas de uso popular. O instrumento utiliza-se sobretudo na Península Ibérica e considera-se de ascendência árabe, tendo sido principalmente difundido na zona montanhosa de Castela e Leão. O rabel espalhou-se também no Planalto Mirândes, sendo um instrumento tocado ao longo dos tempos nas diversas aldeias que integram este território fronteiriço.

O pandeiro, noutras regiões do país também conhecido como adoufe, é um instrumento tradicional de percussão muito usado nas terras de Miranda e que frequentemente ritma a música aqui produzida popularmente.

“Anstrumentos musicales mediebales”, é fundamentalmente uma mostra que pretende apresentar alguns instrumentos musicais, nomeadamente rabeis e pandeiros, de origem medieval utilizados na Terra de Miranda.

O autor das peças apresentadas, Paulo Meirinhos, é natural de Fonte Aldeia, do concelho de Miranda do Douro, músico profissional de tradição familiar e fundador do grupo musical “Galandum Galundaina”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN