O Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, cuja concepção, implementação e controlo de execução está a cargo do Instituto Português da Juventude (IPJ), acaba de ser lançado a nível nacional com um protocolo assinado com a Autoridade Florestal Nacional.
O programa decorrerá no período compreendido entre 1 de Junho e 30 de Setembro distribuído por 8 quinzenas de participação e poderão a ele candidatar-se associações ambientalistas, entidades públicas ou privadas cujo âmbito territorial tenha representação nas áreas de intervenção definidas para o projecto, organizações não governamentais e outras entidades que prossigam objectivos abrangidos pela área de intervenção deste programa.
As candidaturas devem ser apresentadas mediante preenchimento de ficha própria a fornecer pelo IPJ e entregues nos Serviços da Loja Ponto JÁ de Bragança, do Instituto Português da Juventude, até 30 dias antes da data prevista para o seu início.
O Programa destina-se a jovens voluntários com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, residentes em Portugal, que reúnam condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para as florestas.
As candidaturas dos voluntários serão feitas através de formulário disponível no Portal da Juventude, devendo ser acompanhada da Declaração de não condenação por crimes contra a Natureza.
As actividades a desenvolver centram-se acções de sensibilização das populações, vigilância móvel e fixa, limpeza e manutenção de parques de merendas, inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água, apoio logístico aos centros de prevenção e detecção de incêndios florestais, inventariação e monitorização de áreas ardidas e espécies animais e vegetais em risco e actividades de reflorestação e controlo de espécies invasoras.
Os interessados poderão contactar os Serviços Regionais do Instituto Português da Juventude, IP ou consultar o Portal da Juventude (www.juventude.gov.pt ).