Lhéngua e música mirandesa de mãos dadas

Cerca de meia centena de pessoas discutiram na passada quinta-feira o futuro da língua e da música mirandesa. O Palhetas no Centro de Música Tradicional Sons da Terra em Sendim, Miranda do Douro foi o local escolhido para a realização das “Cumbersas an Mirandês”.

Este foi mais um evento organizado pela Câmara Municipal e segundo o presidente, Artur Nunes, “pretende-se dialogar para depois por em prática algumas das ideias de modo a revitalizar a cultura desta terra”.

Ao longo de várias horas os participantes deixaram propostas, sugestões e algumas preocupações em relação à música e à cultura mirandesa. “Era importante que começasse haver registos de como os antigos gaiteiros tocavam”, refere um dos intervenientes.

Já outro mencionava a necessidade de “valorizar os mais velhos, pois são eles que possuem parte da história da cultura mirandesa”.

Por outro lado, houve quem defendesse a inovação de algumas “modas mirandesas”, pois desta forma “é mais fácil fazer chegar as sonoridades ao público”, referiram alguns dos especialistas.

Picote foi , agora, o local escolhido para realizar as próximas “Cumbersas”, para Artur Nunes, “é também importante descentralizar estas palestras, pois queremos trabalhar para o todo do concelho mirandes, e isto, numa só voz”, termina.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN